Istambul: o que comer
Comer em Istambul é a parte mais simples e gostosa desta viagem! Se você gosta de “comida árabe” pode começar a se preparar para engordar um pouquinho (risos!)!
Antes de indicar onde comemos (e gostamos) vou deixar algumas sugestões da gastronomia para que possam colocar na lista para provar:
As pastas mais tradicionais, como humus (grão de bico), babaganoush (beringela), coalhada.
Testi Kebab - um prato bem típico, feito em um pote de barro. Pode ser feito com carne de vaca/boi, com frango ou ainda com borrego/cordeiro. Para se comer é preciso quebrar o pote, mas alguns restaurantes o pote é quebrado por inteiro - não se assustem, faz parte do show!
Torta de San Sebastian - para as formigas de plantão! A torta basca (tem origem em San Sebastian, Espanha) ganha em Istambul uma deliciosa calda de chocolate.
Konefe/Kunefe/Künefe - doce típico feito com uma massa bem fininha (como a Aletria), queijo, mel/doce e pistache.
Baklava - a rainha das sobremesas da Turquia. Há algumas com mais pistache, outras com nozes - e são todas ótimas!
Sorvete/gelado - melhor que o sorvete é a experiência de ser servido e toda a brincadeira envolvida. Não deixe de provar o de pistache!
Conseguimos experimentar todas estas delícias e estão muito aprovadas (confesso que só de escrever este post já estou com vontade de voltar para Istambul para comer tudo de novo).
Importante! Nota sensível :) Existe um prato turco chamado “kokorec” (kokkoreç) - este prato é feito com intestino de cordeiro. Considerando que eu não comeria (de jeito algum) achei melhor guardar a informação para não correr qualquer risco. Se você é como eu, anote o nome e não se esqueça!
E onde comer?
Veja o nosso Guia de Istambul e organize as suas paradas gastronômicas!
Aqui deixo os locais que experimentamos e gostamos - e também com o que pedimos. Gosto é sempre muito pessoal, mas pode ser uma sugestão/ideia do que podem conhecer também.
ROOF MEZZE 360 RESTAURANT : um rooftop delicioso. Excelente atendimento, vista bonita, comida gostosa, boa música. Sugestão: cheguem em em um horário que consigam pegar a luz do sol se pondo. É importante reservar.
BARBACUE HOUSE: despretencioso, mas o lugar com as melhores entradas que comemos - aliás, só comemos os patês. Ótimo para sentar ao fim do dia, ou depois de passear bastante pelas Mesquitas, Palácio, Cisterna.
PANORAMIC RESTAURANT: Vista linda. É um restaurante um pouco mais requintado. Excelente atendimento. Possui dois andares - um mais “fechado” (com grandes janelas) e outro no topo, completamente aberto.
DERALIYE OTTOMAN CUISINE : Com recomendação do Guia Michelin. Atendimento impecável. Oferecem um digestivo sem álcool antes da refeição propriamente (e é delicioso!). Entrada, prato principal e sobremesa excelentes.
GALEYAN RESTAURANT: aqui foi nossa experiência em comer o Testi Kebab - é muito bom (a foto do Testi Kebab é feia, mas o sabor é muito bom). Ambiente mais descontraído.
HAFIZ MUSTAFA: a baklava que continuo querendo comer. Adorei muito. Comemos algumas vezes apenas de passagem, e em outro momento nos sentamos para também apreciar o çay. Super recomendo.
MADO: a vilã da Torta de San Sebastian (risos!!)! A torta é mesmo deliciosa. Há muitos outros doces/tortas para se experimentar. Foi também na MADO que comemos o künefe.
Para além da parte gastronômica, não deixe de apreciar o çay (chá turco) e também os vinhos produzidos na Turquia (abaixo as fotos de alguns que experimentamos).
Para saber todas as dicas de monumentos e lugares interessantes para conhecer, veja aqui as nossas sugestões de passeios em Istambul.
Se quiser contratar passeios e experiências pela cidade, no Get Your Guide há várias sugestões. Recomendamos aproveitar o passeio de barco no Estreito de Bósforo!
Não sabe onde se hospedar? Aqui damos a dica de onde ficar quando for para Istambul.
Procurando outros lugares para conhecer? O Blog está repleto de dicas pelo mundo!
Não comer kokorec (intestino de cordeiro)