Páscoa em Portugal: tradições
Como é a Páscoa em Portugal?
Atualmente Portugal é um país laico, ou seja, um país que não tem uma religião oficial. No entanto, possui fortes raízes cristãs (Cristianismo) e, mais diretamente, ao Catolicismo.
A Páscoa - que vem do hebraico Pessach - significa passagem, e para o Cristianismo, é a ressureição de Jesus Cristo três (3) dias após a sua morte na cruz. Assim, em um país com origens no Cristinismo, a data é amplamente comemorada, sendo feriado nacional.
De norte a sul de Portugal há tradições que são cumpridas neste momento, e em Braga acontece uma das mais importantes. Em Braga, durante toda a Semana Santa, há celebrações, como a procissão Ecce Homo na quinta-feira Santa e podem ver a programação oficial aqui.
Além destas, seguem-se outras, como:
Castelo de Vide une tradições católicas e judaicas. Durante toda a Semana Santa acontecem procissões, bençãos, e o momento religioso só termina na segunda-feira depois do domingo de Páscoa, quando se comemora a festa de Nossa Senhora da Luz. Programação completa no site oficial.
Óbidos possui a maior manifestação de fé durante a Semana Santa da região oeste de Portugal. No domingo de Ramos acontece a procissão do Senhor dos Passos - veja aqui a experiência - e as celebrações terminam no domingo de Páscoa com uma procissão eucarística.
No Algarve acontecem várias procissões, que embora tenham nomes diferentes a depender da aldeia/cidade, celebram a vitória de Jesus Cristo sobre a morte e a Sua realeza. São designadas: Procissão das Tochas Floridas (São Brás de Alportel), Procissão Real (Monchique e Silves), Procissão das Flores (Silves), Procissão das Campainhas (São Clemente, Loulé), Procissão do Triunfo, Procissão da Ressurreição de Cristo, ou, ainda, Procissão do Santíssimo Sacramento (Lagoa).
Todas estas tradições são intensamente vividas pela população local. Adicionam-se a estas as feiras de Páscoa com produtores regionais, ovos de chocolate e também diversão para crianças.
Óbidos - entrada principal da Vila
GASTRONOMIA
Inegavelmente a gastronomia é um marco nas festas do país, e na Páscoa não seria diferente.
O FOLAR de Páscoa é uma iguaria muito tradicional. Na maior parte do país á adocicado, mas em Trás-os-Montes é salgado (feito com presunto, chouriço etc) - podem ver uma receita aqui.
Foto: Canva
Os padrinhos devem dar um folar ao seu afilhado até que este se case - quando então termina a “obrigação”.
As AMÊNDOAS deixam sempre a Páscoa mais doce. Embora não se tenha muita certeza do porquê de comer amêndoas nesta época, o fruto é uma celebração da primavera, uma renovação da natureza (há registros que informam ter origem no culto pagão da chegada da primavera).
Desde a chegada do cacau na Europa, e do açúcar de cana vindo do Brasil, passou-se a ter amêndoas cobertas e doces.
Embora o assunto tenha começado pela sobremesa, o prato principal não está esquecido. O bacalhau sempre é presente, mas o CABRITO ASSADO no forno é o principal prato da Páscoa portuguesa. Deixo uma receita para que possam conhecer (fazer e provar).
Foto: site Pingo Doce
Qual destas tradições conheciam?
Foto: banco de imagens